terça-feira, 27 de outubro de 2009

A modernidade no elevador

Fonte: Jornal da Comunidade - SUZANA TENÓRIO - stenorio@jornaldacomunidade.com.br

Sinônimo de conforto, economia de energia elétrica, de segurança nas viagens e de elegância, os novos equipamentos prometem revolucionar o mercado com inovações nunca antes imaginadas

A modernidade também está nos elevadores. O sistema maquinário e o elevador evoluíram nos últimos anos. O novo conceito em sistemas de transporte vertical é o elevador sem casa de máquinas.

O Grupo AMG Elevadores é hoje uma das maiores empresas no segmento em todo o Brasil, com sede em Brasília e filiais em São Paulo, Goiânia, Salvador e representações em mais de 10 estados. Possui mais de três mil elevadores em sua carteira de manutenção. Também é responsável pela distribuição nacional dos elevadores da marca Orona, de origem europeia e com distribuidores em mais de 90 países.

O engenheiro Fernando Moura, do Grupo AMG Elevadores, fala sobre os elevadores sem casa de máquinas. “Tais equipamentos já representam 70% do mercado europeu. No Brasil, a utilização dessa tecnologia cresce a cada ano. Além da vantagem construtiva com a eliminação da necessidade de casa de máquinas, o elevador é instalado integralmente dentro da caixa de corrida. Com isso, proporciona economia de energia, possibilidade de funcionamento de emergência na falta de energia e redução do impacto ambiental, pois as máquinas dispensam o uso de óleo lubrificante e economia de matéria-prima no processo de fabricação”, observa.

Outra característica dessa inovação é a valorização dos edifícios em que o empreendimento ganha mais um andar e pode ser aproveitado conforme as necessidades dos moradores. Com a máquina acoplada no elevador, reduzem-se o ruído e as vibrações, tanto no edifício como na cabine.

As novidades podem ser usadas para os elevadores comerciais e para os residenciais. Há, no entanto, uma restrição no número de andares, no máximo 20. “O desenvolvimento tecnológico tem concentrado os esforços na melhoria do conforto nas viagens, na economia de energia, na segurança dos usuários e na redução de falhas. Os elevadores atuais oferecem uma redução no consumo de energia de até 40% quando comparados com modelos antigos, proporcionando, ainda, precisão nas paradas independentemente da carga transportada e viagens cada vez mais confortáveis e seguras”, relata Fernando Moura.

Novidades e cuidados
As novidades são várias para o mercado, como, por exemplo, nos grandes edifícios, os modernos sistemas de chamadas antecipadas, em que o usuário, ainda no pavimento, já registra o andar que deseja visitar e o sistema informa qual o elevador deverá ser utilizado. Assim, elimina-se o registro de todos os andares no interior da cabine.

Outra novidade são os elevadores com controle de velocidade por frequência variável, os elevadores hidráulicos, as plataformas para deficientes físicos, monta-cargas para restaurantes e elevadores de cargas especiais com capacidade de até 10 mil quilos. Essas são as novidades que o Grupo AMG Elevadores disponibiliza para o mercado. O elevador é o sistema de transporte mais usado. Mas cuidados básicos devem ser tomados na manutenção com uma empresa capacitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Marcadores