segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Apagão Gera prejuízo Bilionário à Indústria do RJ

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) informou que o apagão que afetou 18 Estados na noite de terça-feira causou prejuízos que podem ter ultrapassado R$ 1 bilhão. As informações são da Rede Globo. Em algumas regiões do Estado, o abastecimento de água ainda está prejudicado.

Segundo dados da Firjan, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o apagão que afetou 18 estados na noite do último dia 10 de novembro, causou prejuízos que ultrapassaram a casa de 1 bilhão de reais.

Por volta das 22h30, a usina de Itaipu perdeu a capacidade de transmitir a energia elétrica produzida, para algumas partes do país.

Ao menos 18 Estados, sendo que quatro deles (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) ficaram completamente sem energia elétrica. Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia foram parcialmente atingidos pela falta de luz. A situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Três linhas de transmissão de energia elétrica com problemas teriam sido a causa do problema.

Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), 28,8 mil megawatts de potência foram perdidos com o problema (cerca de 40% da energia elétrica do Brasil), o que impossibilitou o fornecimento de energia elétrica para as demais regiões. Para abastecer o Estado de São Paulo, por exemplo, são necessários em torno de 17 mil megawatts.

Em São Paulo, o apagão durou cerca de seis horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Marcadores