terça-feira, 22 de setembro de 2009

Diagnósticos de Eficiência Energética

FIEMS entrega mais 8 diagnósticos de Eficiência Energética
Fonte: MS Notícias - 18/09/2009

No âmbito das ações do Fiems Inova, mais oito empresas da região de Dourados receberam esta semana os diagnósticos do Projeto de Eficiência Energética, que é realizado pelo Senai em parceria com o Sebrae/MS. Ao todo já foram entregues relatórios que apontam os resultados de um estudo minucioso feito nas indústrias sobre o consumo e a otimização de energia elétrica para 41 empresas de todos os portes em Campo Grande e em outras seis cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Em Dourados, o diretor da Fiems, Irineu Milanesi, coordenador do Projeto de Eficiência Energética, entregou os diagnósticos para os representantes da Matpar, Gorethy Lingerie, Douraglas, Rações Bocchi, Quimiplast, Laticínios Camby e Comid Máquinas, enquanto em Itaporã o relatório foi entregue para Mar &Terra Pescados. “O Sistema Indústria cumpre seu papel ao oferecer subsídios para que as empresas sejam mais competitivas. O Projeto de Eficiência Energética oferece às empresas do Estado informações personalizadas sobre o consumo e a eficiência que pode ser implementada para que a empresa otimize custos e ganhe competitividade”, destacou.

Irineu Milanesi acrescenta que durante as entregas dos relatórios a Pedreira Itaporã revelou que, já no primeiro mês após receber o certificado, as primeiras ações resultaram em uma economia de 25% na conta de energia elétrica. “A empresa fez pequenas mudanças no maquinário e nas instalações e já foi possível pagar uma conta 25% mais barata. Além disso, a direção da Pedreira Itaporã prevê que, com as mudanças sugeridas, pode passar a ter um custo 50% menor na conta com a economia de energia”, ressaltou, reforçando que a satisfação dos empresários atendidos é o principal objetivo da Fiems com o Projeto.

Conforme Ricardo Fernandes, técnico do Senai, a produção dos documentos exige a realização do levantamento da estrutura elétrica, equipamentos e máquinas, além de verificar as condições dos cabos, lâmpadas, transformadores e qualquer outro tipo de material, que esteja ligado ao processo produtivo e demande gastos de energia. “O diagnóstico técnico é essencial para saber se a empresa tem potencial para a eficiência energética e como serão implantadas as ações. Ou ainda confirmar se ela já atua com eficiência energética”, disse, reforçando que o último diagnóstico de eficiência energética será entregue na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Marcadores