sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ecobanho

Empresário de Ribeirão Preto cria o Ecobanho para reduzir o consumo de água e energia

Fonte: Ribeirão Preto Online

A idéia é simples, mas os resultados são poderosos. Um dispositivo com um sensor infravermelho instalado em um chuveiro convencional ajuda a reduzir em média 30% o consumo de água e de energia elétrica de cada ponto instalado.
Trata-se do Ecobanho, um equipamento inédito no mundo idealizado e desenvolvido em Ribeirão Preto graças à preocupação do empresário Fernando Mestriner Zedu com o desperdício de recursos naturais, principalmente na hora do banho. Com o produto, basta movimentar as mãos sob o sensor para abrir o fornecimento da água, sem que seja necessário o uso o registro. Ao sair do sensor, o chuveiro é desligado, como, quando, por exemplo, a pessoa está se ensaboando ou passando o xampu.
"Nosso maior objetivo é originar uma mudança em toda a sociedade, lembrando sobre a responsabilidade ecológica e oferecendo grandes melhorias na qualidade de vida de todos", afirma o empresário, que explica que, a cada um minuto de chuveiro ligado, gasta-se, em média, 10 litros de água.
Na sauna da Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto, por exemplo, foram instalados três equipamentos, que, na ponta do lápis, já demonstram que o produto é um sucesso. "O Ecobanho proporciona para nosso associado maior conforto e facilidade de banhos, evitando desperdício de água que representa, em média, 38% de economia, e de energia elétrica, representando 30% de economia por ponto instalado", afirma João Batista Sarti, presidente do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Marcadores