quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Fiems avança em programa de eficiência energética

Fonte: Revista sustentabilidade

A Federação de Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (Fiems) concluiu diagnósticos de potencial de eficiência energética em oito empresas do município de Dourados (MS), o que pode resultar numa redução do consumo de eletricidade de 25%, informou a federação.
Os estudos são parte do programa Fiems Inova e foram realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS).
"O Projeto de Eficiência Energética oferece informações personalizadas sobre o consumo e a eficiência que pode ser implementada para que a empresa otimize custos e ganhe competitividade", disse o diretor da Fiems, Irineu Milanesi, durante a entrega.
Milanesi destacou os benefícios que o diagnóstico pode gerar para as empresas, citando o caso da Pedreira Itaporã, em Itaporã, que economizou 25% na conta de energia elétrica com a implantação de algumas ações sugeridas.
"A empresa fez pequenas mudanças no maquinário e nas instalações e já foi possível pagar uma conta 25% mais barata. A direção prevê que, com as mudanças sugeridas, pode vir a ter um custo 50% menor na conta com a economia de energia", ressaltou.
O diagnóstico técnico, realizado pelo Senai, inclui o levantamento da estrutura elétrica, dos equipamentos e máquinas, além de verificar as condições dos cabos, lâmpadas, transformadores e todos os equipamentos que estejam ligados ao processo produtivo e demandem gastos de energia.
De acordo com Ricardo Fernandes, o diagnóstico técnico é essencial para saber se a empresa tem potencial para a eficiência energética e como serão implantadas as ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Marcadores